PRATIQUE ATIVIDADE FÍSICA, não deixe de optar pela melhoria de seu bem estar!

Optar pela melhoria do bem-estar é função básica em um processo de emagrecimento saudável

“Conhecimento sem transformação não é sabedoria”. Quando aplicada em meios que visem o emagrecimento saudável, esta máxima pode ser traduzida na prática regular de atividades físicas. Nunca deixar de lutar por um hábito saudável que gere bem-estar e qualidade de vida também é uma dica valiosa oferecida pelos profissionais deste setor. Estipular novos desafios físicos – de curto, médio ou longo prazo – é função básica para aprimorar os resultados de todo este processo.

Os programas de treinos que lidam com alta performance ou treinos que priorizam os ganhos musculares são algumas opções disponíveis para aqueles que se julgarem aptos nos primeiros testes físicos a que se submeterem. Portanto, não parar de pensar no próprio corpo – e na saúde individual – é condição básica de todas estas situações.

Regularidade e periodicidade

Poucas pessoas se atentam a este fato, mas regularidade e periodicidade previamente definidas (e praticadas) fazem toda a diferença na conquista dos melhores resultados físicos quando os exercícios são adequadamente executados. Os especialistas da área apontam que, durante uma hora, e na periodicidade de, no mínimo, três vezes por semana, a atividade física passa a fazer efeito de forma cada vez mais definitiva e duradoura.

Quando a empolgação e o foco parecerem durar menos do que a bateria de motivação pedir,  é preciso criar alternativas para se manter equilibrado na prática destas atividades. Os começos tendem a ser complicados principalmente pela transferência do sedentarismo para a uma vida ativa, mas os resultados devem inspirar o andamento das etapas.

Efeitos positivos

Pratique atividade física. A dica que parece simples e até mesmo clichê pode ser de fundamental importância para toda uma mudança na rotina de disposição para as tarefas do dia a dia. Além de queimar calorias, praticar exercícios físicos pode fazer com que haja um maior controle nos níveis de colesterol presentes no organismo, assim como acelerar o metabolismo e tonificar os músculos.

Além de estarem intimamente ligados com os conceitos de longevidade, a prática destes exercícios também auxilia no combate de doenças cardiovasculares. Caminhadas, corridas e alongamentos gerais são as ações mais indicadas para os que estão no início de todo este processo de emagrecimento em busca de uma melhor qualidade de vida.

Melhorias na saúde e no bem-estar

Quando a prática de exercícios físicos acontece de forma regular e a ação se torna um hábito completamente saudável, o papel da saúde é completamente afetado – para o bem. Como esta conduta saudável pode desempenhar papeis importantes no organismo, é importante que o corpo como um todo se sinta preparado para os desafios do dia a dia.

Com uma saúde em dia, o desenvolvimento do bem-estar é consequência primeira e natural deste processo.

Alimentação

Os conceitos de alimentação e a prática de atividades físicas estão diretamente interligados no sentido de que, quando convergem, atuam da melhor maneira possível no organismo. Como os resultados físicos podem ser sempre potencializados, o indicado pelos especialistas deste setor trata da inserção de alimentos naturais em diversas refeições ao longo da semana.

Priorizar verduras, legumes e alimentos com poucas quantidades de calorias são os mais indicados ao que desejam obter os melhores resultados físicos em todas estas etapas. Evitar carnes gordurosas, refrigerantes, açúcar e álcool também é ação recomendada pelos especialistas.

Humor e estresse

Pratique atividade física, as práticas destas ações geram uma mudança no estado de humor em cada pessoa que escolher melhorar de vida através dos hábitos saudáveis. Com isso, as sensações de estresse vão sendo substituídas por motivações diversas em torno dos melhores resultados físicos ao longo dos treinamentos.

Danças, jogos esportivos ou passeios de bicicleta são apenas alguns dos mais simples exercícios que podem ser realizados sem grande mudanças de estruturas e logísticas ao longo dos dias. Em fase inicial de preparação dos treinos, ou em estágio mais avançado de condicionamento, a prática de atividades físicas são sempre bem-vindas.

Aumento na expectativa de vida

Quando se trata da adequação nos exercícios físicos a serem praticados como forma de melhorar a estimativa e a qualidade de vida das pessoas, a lista de benefícios é imensa. Como os prejuízos não têm vez neste processo, a principal benfeitoria adquirida nesta fase como um todo trata do aumento da expectativa de vida.

Com uma infância, juventude, maturidade e velhice bem organizada – com práticas regulares de exercícios físicos em todas as etapas – é possível se chegar à melhor idade com a máxima qualidade de vida saudável. Como estas práticas atuam diretamente na diminuição da ansiedade, por exemplo, diversos problemas e doenças podem ser previamente evitados.

A Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia aponta três principais fatores que todas as pessoas deveriam, em tese, saber a respeito da prática regular de atividades físicas. São eles:

  1. A prática de exercícios, de intensidade moderada, durante meia hora por dia é suficiente para que a pessoa deixe de ser sedentária. Estes 30 minutos podem ser contínuos ou divididos em três períodos de 10 minutos cada.
  2. O mais importante é que você pratique alguma atividade que se adapte ao seu estilo de vida e que seja do seu agrado. Caso contrário, são muitas as chances de interrupções.
  3. Pequenas modificações no dia a dia – como subir escadas, passear com cachorro, varrer, cuidar do jardim, lavar o carro, etc. – podem ajudar a movimentar mais e servir como um estímulo para o início de uma atividade física diária.