A ACSM (American College of Sports Medicine) recomenda que, o exercício físico regular, incluindo o treino aeróbio e o treinamento de força são ESSENCIAIS para um envelhecimento saudável. Essas recomendações preventivas determinam como idosos podem reduzir o risco de doenças crônicas, mortalidade prematura, limitações funcionais e perda da funcionalidade.

Atividades regulares aumentam ou mantêm a capacidade física dos idosos, melhoram o bem-estar físico e mental e consequentemente, retardam o processo de envelhecimento e de mortalidade além de, melhorarem a capacidade cardiorrespiratória e neuromuscular.

Funcionalidade e outros aspectos

O exercício físico também pode ajudar na manutenção e na melhora da memória, já que pela repetição e dificuldade na realização dos movimentos exigidos, é trabalhado a concentração, o raciocínio, aprendizado motor e atenção. O ciclo social de amizade também é um aspecto importante que diminui fatores psicológico como depressão e solidão.

Não esqueçam que somente um Profissional de Educação Física é capacitado e qualificado para a montagem dos treinos e combinação adequada dos exercícios de acordo com a necessidade de cada um. Consultar um médico antes de iniciar qualquer prática é necessário e coloca a saúde em primeiro lugar!

Nathália Tozin
Corpore Araçatuba
CREF: 095414-G/SP