Alongar ou não antes do treino?
| Treinos
Sabe-se que o alongamento em longo prazo traz diversos benefícios para saúde, como a melhora da postura, prevenção de dores lombares e cãibras, diminuição da incidência de lesões como DORT e LER, melhora da qualidade da circulação sanguínea e do sono.
Além disso, também pode ser muito útil no rendimento esportivo, ajudando na técnica e na potência do movimento. Mas o que ainda se tem muita dúvida é o que uma sessão de alongamento pode influenciar em curto prazo.
Alongamento antes do treino
Uma revisão de literatura feita por FERRARI e TEIXEIRA-ARROYO reuniu 23 estudos de abordagens transversais (curto prazo) e longitudinais (longo prazo) para verificar o efeito de diversos protocolos de treino de flexibilidade na força e torque muscular.
Eles descobriram que dos 15 estudos transversais, 47% não obtiveram diferença significativa, enquanto que 53% obtiveram piora e nenhum apresentou uma melhora na força e no torque muscular. Em contrapartida, dos 8 estudos longitudinais, 87% obtiveram uma melhora na força e torque enquanto que apenas 13% apresentaram piora.
Já outra revisão de VIEIRA e colaboradores quis investigar a influência do alongamento e do aquecimento na resposta neuromuscular. E para isso utilizaram 34 estudos que avaliaram o efeito imediato de diversos protocolos de alongamento e aquecimento.
Eles descobriram que o alongamento prévio pode fazer com que a resposta neuromuscular seja mais lenta, prejudicando a contração muscular. Por outro lado, o aumento de temperatura causado pelo aquecimento parece ter um efeito positivo sobre a resposta neuromuscular por promover um aumento na velocidade de condução nervosa.
Dessa maneira, podemos concluir que não é interessante fazer uma sessão de alongamento (entende-se por sessão de alongamento 3 a 4 séries de, no mínimo 10 segundos cada, por exercício) antes do seu treino de força ou até mesmo aeróbio, uma vez que ambos necessitam de uma eficiente contração muscular. É preferível que se faça no começo do treino um bom aquecimento específico e deixe os exercícios de flexibilidade para uma sessão a parte.
Flávia Müller Maciel
Corpore Ribeirão Preto
CREF: 085507-G/SP