O ganho de massa magra, ou massa muscular, é um dos principais objetivos das pessoas que praticam exercícios físicos, que buscam uma melhor qualidade de vida e principalmente uma estética mais alinhada de acordo com seus próprios padrões. Mas o ganho de massa magra não se limita somente à estética, e é isso que discutiremos nesse texto.

O que é massa magra?

A massa magra é composta basicamente por músculos, órgãos, ossos e fluidos corporais. A partir disso, já podemos entender porque ela é tão importante para nós.

Seguindo essa linha de pensamento, estudos feitos com idosos, com o intuito de levantar fatores mais ou menos importantes no aumento de mortalidade, mostram que o baixo peso é um fator mais relevante para mortalidade do que o sobrepeso.

Entretanto, não podemos cair na “bobagem” de pensar que estar em sobrepeso é melhor do que baixo peso, pois se esse excesso de peso estiver associado a um alto percentual de gordura e não de massa magra, o risco de morte fica aumentado em relação ao risco cardiovascular, por isso, para termos mais qualidade de vida, precisamos buscar ganhos de massa magra.

Como ganhar massa magra?

Para termos ganhos, de massa magra, significativos, precisamos de uma alimentação balanceada, diferente das pessoas que buscam perder peso, onde é necessário existir um déficit calórico (o consumo calórico, precisa ser menor que o gasto), para termos ganho de peso, ou melhor, massa magra, precisamos fazer o caminho inverso (o consumo calórico deve ser maior do que o gasto).

Tão importante quanto o consumo calórico, é a qualidade desse consumo, ou seja, um alto consumo de carboidratos integrais e principalmente proteínas, que serão responsáveis pela reconstituição e aumento de tecido, principalmente muscular.

Alinhado à alimentação e tão indispensável quanto, temos o exercício físico, preferencialmente de alta intensidade, provocando nosso organismo a ter que se adaptar e reconstituir-se, se tornando capaz de sustentar mais carga proveniente do ganho de massa muscular.

E para essa conta fechar é necessário fazer um acompanhamento adequado, com profissionais qualificados da área de nutrição e educação física/esporte.

O ganho de massa magra é importante, não somente para nos sentirmos melhor esteticamente, mas também termos mais qualidade de vida, diminuindo o risco de mortalidade total. Procure hoje mesmo um Personal Trainer e nutricionista, ou converse com os seus, eles irão direcionar seu treino e alimentação para buscar os objetivos que você tanto almeja. Está esperando o que para mudar de vida?

Victor Henrique Ferrari Franchini
Corpore São José do Rio Preto
CREF: 102962-G/SP