A redução da força e da massa muscular esquelética decorrente do avançar da idade é denominada de sarcopenia afetando diretamente o desempenho físico.

A sarcopenia pode se tornar um problema importante quando potencializada por doença ou estilo de vida inadequada. A massa muscular diminui em torno de 40% entre 20 e 60 anos de idade.

Consequências e tratamento da Sarcopenia

Além das conseqüências físicas negativas como aumento da ocorrência de quedas e limitações para as atividades da vida diária pode promover alterações sistêmicas devido ao desequilíbrio entre a síntese e a degradação protéica. O estilo de vida associado ao tabagismo, sedentarismo e alcoolismo são fatores que desencadeiam a perda da massa e da função muscular.

A prevenção e tratamento da sarcopenia consiste em modificar estilo de vida do indivíduo assim como treinos de exercícios de resistência progressiva e aeróbicos além de uma nutrição adequada do ponto de vista calórico, protéico e quantidade de vitamina D.

Pilates como aliado da boa saúde

A prática de Pilates pode adicionar efeitos positivos no equilíbrio estático de idosos, funcionando como uma ferramenta importante para a redução do risco de quedas, comuns no processo de envelhecimento. É possível possuir a autonomia funcional melhorando força muscular e resistência, flexibilidade, respiração, alongamento e no alívio do estresse e das dores.

As vantagens do método Pilates são: estimular a circulação, melhorar o condicionamento físico, a flexibilidade, o alongamento e o alinhamento postural. Pode melhorar os níveis de consciência corporal e a coordenação motora. Tais benefícios ajudariam a prevenir lesões e proporcionar um alívio de dores crônicas.

Déborah Cristina Dos Santos
Corpore Bauru
CREF: 170332-F