Nesse vídeo você vai entender porque o sódio é um grande vilão no seu processo de Emagrecimento.

Todas as pessoas que pensaram ou realizaram dietas de emagrecimento já se depararam com a seguinte questão: o sódio pode ser prejudicial para o processo de emagrecimento? A resposta é sim! O alto consumo de sódio é um dos principais vilões para quem deseja emagrecer com saúde. Muitas vezes associado ao consumo do sal utilizado em temperos  e complementos de pratos salgados, o sódio é componente também presente em diversos outros tipos de refeições e alimentos processados e industrializados. Por isso, a primeira dica que fazemos questão de dar é: Descasque mais. Desembrulhe menos.

Dar preferência para a utilização de produtos naturais como cebola, alho, cheiro verde no preparo das refeições é de fundamental importância para se emagrecer com saúde. Açúcar e gorduras gerais são outros componentes que, junto aos alimentos ricos em sódio, prejudicam e retardam o emagrecimento saudável.

Outra principal consequência que prejudica o emagrecimento saudável por ingerir uma grande porção de sódio é o popular inchaço causado pela retenção de líquido pelo organismo. Estudos indicam que, a cada 900 gramas de sódio consumidas, o corpo retém 100 ml de água, fazendo com que esta mudança física e estrutural do organismo não permita um ágil e qualitativo emagrecimento.

O sódio em diferentes alimentos
A armadilha deste processo entra em ação quando o sódio em si não possui o sabor “salgado”, que é muitas vezes confundido com o próprio sal utilizado no preparo das refeições do dia-a-dia. O que confere este teor ao paladar é a união entre sal e cloro (de fórmula química NaCl). A propriedade também é adicionada aos alimentos de outras formas, como, por exemplo, através de glutamato monossódico, bicarbonato de sódio, benzoato de sódio e nitrato de sódio.

O que a indústria alimentícia que produz esses alimentos industrializados e ricos em sódio justificam a respeito da colocação de um alto volume do componente nos produtos é a melhora do sabor e a preservação destes alimentos. Frios, refrigerantes, salgadinhos, molhos prontos e produtos embutidos são os principais causadores de problemas relacionados à alta ingestão de sódio.

Saúde
Problemas de saúde, como derrame e infarto, podem ter associações diretas ao uso de alimentos com alto volume de sódio. Por isso, vale destacar que a utilização de temperos naturais deve ser prioritária em comparação aos produtos prontos e processados com excesso de nutrientes nocivos para o organismo, como gorduras e açúcares, substâncias que aumentam significativamente o índice de calorias.

Outro grande problema de saúde que pode ser gerado pela retenção de líquidos é a hipertensão. Ela é a porta para diversos outros males, como o desenvolvimento de AVCs e ataques cardíacos. Se não bastassem os problemas gravíssimos que podem ser causados pela alta ingestão de alimentos ricos em sódio, estudos recentes indicam que osteoporose, diabetes, apneia do sono e doenças renais também sejam notadas nas pessoas que não se atentam aos altos volumes do componente.

Os alertas valem para todo e qualquer pessoa, que, embora necessitem de sódio para o funcionamento natural do corpo (ele é fundamental no controle da pressão arterial e volume de sangue, além de que é imprescindível para que músculos e nervos funcionem corretamente), precisam se atentar para a quantidade da propriedade que é ingerida nas refeições diárias.


Nesse vídeo você vai entender porque devemos fugir do grande vilão que é o sódio.

Como faço pra me livrar do inchaço causado pela ingestão excessiva  de sódio?
Modificar a base da dieta, aumentar o consumo de água e passar a utilizar um maior número de diuréticos naturais (substâncias que ajudam o corpo a remover o excesso de líquidos através da urina) é a primeira atitude que deve ser tomada para diminuir o inchaço no rosto, nas mãos  e nas demais partes do corpo – para ter um emagrecimento com saúde. Muitos destes diuréticos naturais incluem frutas e demais vegetais. Exemplos: café, chá verde, suco de cramberry, tomate, pepino, melancia, aipo e romã.

O potássio é outra propriedade química que, com a função de contrabalançar o sódio, pode auxiliar neste processo. Vegetais e frutas como banana são as principais fontes naturais na ingestão de potássio. Caso o inchaço não desapareça em pouco tempo, porém, se deve procurar a ajuda de um médico ou nutricionista para evitar qualquer problema futuro relacionado com problemas de saúde.

Por que é tão difícil emagrecer ingerindo uma grande quantidade de sódio?
Uma vez que o indivíduo está acostumado a ingerir consideráveis porções de alimentos ricos em sódio e gordura, substâncias como vegetais, castanhas e sementes (e outras substâncias com pouco ou nenhum índice de sódio) parecem ficar sem gosto. Com um paladar prejudicado e acostumado com a ingestão de pães, frios, sanduíches, pizzas, queijos, alimentos processados e, principalmente, Fast Food, a diminuição na ingestão de sódio parece mais distante.

Entretanto, existem possibilidades que fazem com que a pessoa “deixe o hábito de sal”. Em 15 dias sem se alimentar de alimentos compostos por sódio, é possível acelerar o metabolismo e gerar mais energia para as atividades da rotina. Uma das principais consequências desta ação é a eliminação de boa parte do peso corporal causado pelo inchaço.

Neste período, também será possível fazer com que o próprio organismo se adapte com a nova realidade alimentar. Estudos indicam que duas semanas são suficientes para que as papilas gustativas sejam substituídas por novos receptores. A sensação de sabores mais sutis, aliados com a menor vontade de ingestão de sais, fará com que o organismo recomece um novo processo alimentar a partir de um emagrecimento saudável.