Fazer Exercício Físico regularmente melhora sua aptidão e seu condicionamento físico.

Veja as dicas e ganhe em qualidade de vida:

Aos que desejam melhorar o condicionamento e garantir uma aptidão física de forma geral, o primeiro passo é praticar exercícios físicos regularmente. A regularidade é peça-chave para que a melhoria do condicionamento tenha os melhores resultados em um prazo justo com um organismo saudável. A compreensão deste tema fica por conta da adaptação. Da mesma forma que o corpo se adapta aos estímulos causados pelos exercícios físicos, a ausência deles devolve o corpo para uma origem sedentária.

Para as melhorias começarem a serem sentidas, é preciso se trabalhar duas importantes variáveis deste processo. São elas: o tempo que se leva desde a prática dos exercícios físicos, aliado ao período de descanso necessário para o organismo se prontificar para novas ações. De maneira generalizada, após ter realizado um treino na intensidade ideal, o corpo fica novamente preparado após um intervalo de descanso que pode variar entre 24 e 48 horas.

Exercício Físico Academia Corpore - Laila Machado

Isto significa que o corpo responde rapidamente, no que diz respeito aos ganhos de energias e melhorias, para que a pessoa consiga se exercitar novamente. Porém, o que também deve ser levado em consideração é o fato de que, após 72 horas de descanso, o próprio corpo começa a se questionar se novos estímulos ou exercícios acontecerão novamente. E se isto não ocorrer em um prazo máximo de 96 horas, inicia-se um processo de “destreinamento” neste organismo, que já estava se acostumando com uma rotina saudável.

Os prejuízos deste processo de regressão caminham no sentido de que, desta forma, é possível se perder boa parte de tudo aquilo que foi ganho nos últimos dias, semanas e meses de treinamento. Para resolver esta questão, portanto, basta não fazer com que o corpo fique três (ou mais) dias sem se exercitar.

A principal dica de todo este planejamento, é mais uma vez, a regularidade. Por exemplo, é muito mais recomendável que os treinos aconteçam com a periodicidade de três vezes ao longo da semana, do que se desgastar por completo ao longo de cinco dias intensos e, por falta de organização ou comprometimento, se passe uma semana completa sem se exercitar.

Dê o primeiro passo

Começar aos poucos é uma importante tarefa para muitos daqueles que querem esquecer o sedentarismo e começar a agir em busca de uma melhor qualidade de vida saudável. Não pense que, do dia para a noite, acordar às 5h da manhã e correr uma maratona pode auxiliar neste processo.

Faça melhor. Utilize aquela esteira comprada há anos e caminhe, em um primeiro momento, cerca de meia hora por dia enquanto assiste a seu programa favorito na TV. Ao longo da segunda semana em diante, vá aumentando gradativamente o tempo dessa caminhada. Portanto, se destaca o fato de que, o que vale nestas situações, não é o tamanho do passo, mas o comprometimento e a regularidade com que o mesmo é praticado.

Vantagens

O conjunto de melhorias é grande para a pessoa que se submeter a este novo estilo de vida e extremamente benéfico. Além de ter uma melhor circulação sanguínea, fortalecer o sistema imunológico, aumenta a massa muscular, diminui a porcentagem de gordura corporal, ajudando no processo de emagrecimento.  A prática de exercícios físicos regulares também pode auxiliar no fortalecimento dos ossos e articulações.

A dança pode e deve ser incorporada neste planejamento. A ação melhora a capacidade de coordenação motora e ajuda a desenvolver o equilíbrio, gerando um aumento na disposição e no bom-humor, otimizando a imagem corporal e a autoestima.

O importante é que o exercício físico e a prática regular de atividades físicas sejam uma constante no dia-a-dia de cada indivíduo.

Sugestões para cada idade

Em se tratando da prática de exercícios físicos, não há um limite de idade para se iniciar uma nova rotina em busca do corpo saudável. O que existe, por exemplo, são indicações para cada faixa etária. As crianças se identificam com práticas mais lúdicas, como judô, bola queimada, futebol e natação. A partir dos 20 anos, os jovens podem se destacar com esportes coletivos, por ser uma fase de maior socialização. Vôlei e basquete são opções.

A prática da musculação é indicada a partir da adolescência. Acima dos 50 anos, as chances de desenvolvimento de osteoporose – principalmente entre o público feminino – aumentam e os exercícios continuam de fundamental importância. Outra tarefa fundamental neste processo é o alongamento. A atividade deve estar presente, de forma obrigatória, em todos os exercícios físicos praticados, sejam eles de uma forma inicial ou mais intensa e duradoura. A ação, dentre outros benefícios, é a responsável por aquecer os músculos para melhorar a eficácia da atividade praticada. Quando se termina o programa habitual dos exercícios, o ideal é que as movimentações sejam leves para que possuam um efeito de relaxamento muscular.