Perder Peso tomando bebida alcoólica? Saiba como o álcool atrapalha seu emagrecimento.

Perder peso é um dos principais objetivos do adulto brasileiro dos tempos atuais. Com o exponencial aumento nos índices de pessoas obesas, é muito importante saber sobre algumas informações interessantes no que diz respeito a um dos principais vilões neste processo de emagrecimento: o consumo de álcool. É importante salientar que cada grama de álcool possui 7 calorias, comparada com cada grama de gordura que possui 9 calorias, fica inviável imaginar que a ingestão de grandes quantidades das bebidas alcoólicas possam fazer bem ao organismo.

É preciso se atentar fundamentalmente para o volume de álcool consumido. Uma vez que este índice é considerado alto, é mais difícil fazer com que o corpo utilize as reservas de gordura estocada, que é o principal objetivo quando se deseja emagrecer de forma equilibrada, e a queima de massa adiposa passa a ser cada vez mais lenta e invisível. Com isto, a dica para emagrecer é equilibrar as forças. E não cair em tentações.

Outro grande problema enfrentado, associado ao consumo de bebida alcoólica durante o processo de emagrecimento, diz respeito ao que se consome junto com a bebida alcoólica.  Quando um chopp é pedido, é muito raro, para não dizer impossível, que o acompanhamento seja uma salada verde. Geralmente, este petisco é formado por alimentos ricos em sódio, sal ou gordura, o que prejudica ainda mais o processo de absorção dos nutrientes necessários para um emagrecimento saudável.

Acompanhamentos extremamente calóricos, como frios, batatas e polentas fritas, entre outros, podem causar prejuízos quando se está em um processo de emagrecimento equilibrado. Em contrapartida, a atenção e o não-radicalismo também são fases importantes deste processo. Exageros que envolvam álcool associados com alimentos calóricos fazem com que o resultado almejado não seja conseguido no prazo previsto, não favorecendo o progresso de um emagrecimento eficaz.

Intervalo com água

Ao pedir uma bebida alcoólica, não se esqueça, de pedir também uma garrafa de água. É importante que o líquido seja ingerido no intervalo das rodadas de chopp ou cerveja com os amigos, pois a ação gera um benefício considerável para o funcionamento do organismo. A atitude é benéfica por diversos fatores, mas o principal deles trata de evitar a desidratação e a alta concentração de álcool no sangue.
Procure intercalar um copo de cerveja com outro de água. Isto pode fazer com que, através do tempo, o corpo se sinta saciado e não haja a necessidade de grandes exageros.

Prejuízos durante o processo de emagrecimento

Um dos primeiros e principais efeitos negativos relacionados a alta ingestão de álcool trata-se do acúmulo de gordura no organismo, o que leva a um efeito tóxico na mucosa intestinal e faz com que se diminua a absorção de vitaminas importantes para a saúde humana, como tiamina e ácido fólico. Por possuir propriedades diuréticas, o álcool também facilita a eliminação, através da urina, de alguns nutrientes fundamentais para o corpo, como zinco e magnésio.

Sem se esquecer de que, quanto maior o teor alcoólico de uma bebida, maior seu volume de calorias (cada grama possui 7 calorias), vale recordar que o álcool também atrapalha nos resultados dos que aliam dieta e musculação. Ao ingerir o produto em excesso, o corpo acaba por ficar deficiente de importantes vitaminas para o bom funcionamento do organismo, como os componentes B1, B2, B6, B12 e C.

Cuidado feminino

“As mulheres ficam alcoolizadas com mais facilidade”. É com esta importante declaração da nutricionista Karin Honorato, que defende a ideia de que a alta ingestão de volumes alcoólicos atrapalha em muito no processo de emagrecimento, e ressalta o alto risco em se consumir demasiadas porções de álcool ao longo da semana, fazendo com que o resultado e esforço dos dias anteriores tenham sido em vão.

De acordo com ela, as mulheres têm mais dificuldade para absorver o álcool, por conta das enzimas hepáticas não funcionarem tão bem quanto nos homens. Por isso, a mulher tem chance de ficar alcoolizada mais rapidamente com menos quantidade de álcool.

Segundo Karin Honorato, a recomendação dos órgãos de saúde é que as mulheres não ultrapassem 14 unidades de álcool por semana e, os homens, 21 unidades, se contabilizado o mesmo período. “Significa que, ao dia, o homem não deve consumir mais do que uma garrafa de cerveja, e a mulher, a metade”.

Dica para Emagrecer, Reduza o consumo de bebida alcóolica e seus acompanhamentos.

Efeitos na musculação

Em um processo de emagrecimento saudável e definitivo, muitas pessoas optam por aliar a prática da musculação com uma dieta balanceada. Porém, até nesta atividade, o álcool pode dificultar o processo. Ficar deficiente de uma série de vitaminas e minerais pode ser fundamental para que todo o esforço ao longo da semana de treinos seja dispensado ao se tomar uma cerveja com os amigos no final de semana sem se esquecer normalmente dos gordurosos acompanhamentos.

Na questão hormonal, o álcool também trabalha de forma prejudicial no organismo. A substância interfere no hipotálamo, na hipófise e nos testículos, que são os encarregados pela função reprodutiva de testosterona, o hormônio masculino principal responsável pela característica e força muscular.