TREINE AO AR LIVRE! Exercícios extras são extremamente prazerosos.

Inserir exercícios físicos extras ao cotidiano pode causar melhorias no condicionamento físico

Praticar atividades físicas e exercícios extras ao ar livre e que gerem prazer, são de fundamental importância para um condicionamento físico ideal. Ao longo da semana, o indicado pelos especialistas é que pelo menos um exercício, seja inserido na rotina que também pode contar com outras atividades de lazer e descanso. Para colocar um novo cronograma de atividades físicas como este em prática, porém, é preciso se atentar à qualidade e à quantidade da prática atlética. Na escolha destes trabalhos, portanto, é necessário focar nas ações que gerem um maior índice de prazer ao organismo, causando ganhos na qualidade de vida.

Adquirir o hábito da inclusão de “atividades extras” pode gerar uma extensa lista de benefícios para o organismo, principalmente quando a escolha dos exercícios prioriza o prazer. As opções são variadas e podem ir de caminhada no parque até um passeio de bicicleta com a família no final de semana, passando pelo sempre presente jogo de futebol com os amigos, ou até mesmo promover uma partida de tênis com algum colega do trabalho.

Um dos principais pontos desta estratégia é não deixar de se exercitar por longos períodos. Portanto, se ao menos uma atividade extra for incluída em seu cronograma de exercícios, estas dicas já terão valido a pena. Encarar este desafio com bons olhos é, portanto, o primeiro passo para uma qualidade de vida com cada vez mais perspectivas de melhora.

Os treinamentos ao ar livre em forma de circuitos, onde são realizadas várias atividades físicas como abdominais, agachamentos, pular corda, etc… também pode ser uma excelente alternativa na inserção de exercícios extras na rotina.

Nota-se que estas práticas não demandam grandes estruturas físicas para serem realizadas. Mais do que isso, este tipo de treinamento faz com que os benefícios aeróbios e anaeróbios sejam atingidos com mais facilidade. Se houver a possibilidade de incrementar o circuito, o indicado pelos especialistas é a inclusão de corridas estacionárias, ou nas escadas, aliando aos exercícios variados.

Inove na logística de sua caminhada ou corrida

Dar novos estímulos para as atividades já realizadas é de fundamental importância. Por isso, incrementar a caminhada e a corrida semanal pode ser uma importante tarefa para continuar motivado a praticar atividades físicas regularmente. Confira estas dicas:

  • Fazer trilhas ao ar livre pode fazer com que a natureza seja observada com outros olhos, além de que, na primavera e no verão, o exercício é propício na fuga da rotina.
  • Para acrescentar dosagens de ânimo e dinamismo ao treinamento, os especialistas do setor também indicam treinos intervalados. Corrida e caminhada, por exemplo 1’de corrida x 30” de caminhada e pode-se aumentar gradativamente esse tempo.
  • Para aumentar a força e a resistência corporal, a subida em ladeiras pode fazer com que haja um maior fortalecimento de partes importantes do corpo, como panturrilhas, coxas, glúteos, tendão de Aquiles. Ressalta-se que a atividade, porém, não é a mais recomendada para os iniciantes, pois a ação pode exigir a utilização de músculos não utilizados com tanta frequência.

Benefícios das atividades físicas praticadas ao ar livre

As atividades físicas praticadas ao ar livre geram uma série de melhorias para o bem-estar da pessoa que deseja ter uma melhor qualidade de vida. A exposição a luz solar traz vários benefícios ao praticante.

Ao se praticar exercícios físicos como a corrida ao ar livre – repleto de áreas verdes, o organismo sente uma respiração mais profunda e qualificada no decorrer do desempenho da ação. Variar a localização dos treinamentos também é uma excelente pedida para os que estagnaram nos mesmos resultados há um determinado espaço de tempo.

Praças e Parques também devem ser utilizados com a máxima frequência para a prática das atividades físicas principalmente por serem ambientes “democráticos”. Neles, atletas, amadores e quaisquer outros perfis são aceitos com o plus do visual geralmente bastante favorável aos olhos e às sensibilidades, como belas paisagens, vista pro céu azul, dentre outras benfeitorias sensoriais.

Por fim, em se tratando de saúde mental e humor, o fato de treinar o ar livre também otimiza processos ligados à saúde humana. Um estudo de 2012 da Universidade de Glasgow notou uma melhoria de 50% na saúde mental dos indivíduos quando expostos ao ar livre em comparação aos ambientes fechados das academias. Também foram notadas melhoras nos processos de sono, depressões leves e estresse.