Quando não conseguimos realizar algo ou nos sentimos cansados, é comum dizermos “ah, estou ficando velho”. Isso porque associamos o envelhecimento a perdas e incapacidades e muitas vezes a doenças.
Efeitos do envelhecimento no corpo humano
É fato que o envelhecimento favorece a diminuição da função orgânica, mas muitos dos declínios funcionais observados nos idosos são decorrentes de hábitos inadequados de vida como sedentarismo, dieta irregular e tabagismo, sugerindo que mudanças no estilo de vida dos adultos podem favorecer um envelhecimento mais bem sucedido. (Funcionalidade e Envelhecimento, Perracine 2011)
Estima-se que a partir dos 40 anos ocorra acúmulo de 1kg de gordura, perda de 12% a 14% da força, cerca de 5% da massa muscular e 10 a 15% do VO2max por década, com declínio mais intenso após os 65 anos.
A redução de MASSA MUSCULAR resulta em redução da FORÇA e da POTÊNCIA muscular. Associado a essa perda está a redução da massa óssea, a redução da taxa metabólica de repouso, ao aumento da massa corporal gorda e a menor capacidade aeróbia, bem como perda do equilíbrio e flexibilidade.
Esse conjunto de fatores podem favorecer a problemas como osteoporose, sarcopenia, hipertensão arterial, diabetes, dislipidemia, colesterol e obesidade.
Atividade Física para melhora das funções vitais
A prática regular de atividade física vem na contramão dessas alterações, buscando potencializar as funções cardiorrespiratórias e musculoesqueléticas, contribuindo assim para a manutenção de capacidade funcional e gerando importantes benefícios à saúde, incluindo: aumento da massa muscular, flexibilidade, equilíbrio e coordenação, ajudando a prevenir e gerenciar doenças cardíacas, hipertensão arterial, obesidade, diabetes, colesterol,osteoartrite, certos tipos de câncer, AVC, quedas e depressão, melhorando o sono, o bem estar e a disposição. GuidelinesonPhysicalActivity for Older People 2013)
Estudos tem demonstrado que pessoas idosas podem se adaptar a programas regulares de atividade física tão bem quanto um jovem, com ganhos evidentes de capacidade aeróbica e muscular, visto que a capacidade de ganhar força, condicionamento e flexibilidade não reduz com o envelhecimento. (AmericamCollegeof Sport).
Então, se o objetivo é, além de muitos anos de vida, acrescentar vida e bem estar a esses anos, você está esperando o quê? “Vambora” suar a camisa, acelerar a respiração e ser muito feliz, afinal envelhecer é viver!!!
Dani Milani
Corpore São José do Rio Preto
CREF: 91719-F