Você está envelhecendo com saúde e qualidade de vida? Mas afinal, o que é saúde? Qual a importância do Pilates, técnica tão presente na atualidade, para o processo do envelhecimento?

Atualmente, a longevidade populacional está em crescimento no Brasil e no mundo. Segundo dados do Censo Demográfico de 2010 do IBGE, houve uma diminuição no número de nascimentos e um aumento da representação dos idosos (acima de 60 anos) na população brasileira.

O processo de envelhecimento

O envelhecimento é um processo natural inerente ao ser humano, fazendo parte do crescimento e desenvolvimento do mesmo, levando este a alterações fisiológicas, morfológicas, bioquímicas e psicológicas gerando um declínio da funcionalidade.

Porém, embora todo esse processo seja visto como algo negativo pela maioria das pessoas e muitas vezes relacionado a patologias, a velhice está associada a uma série de fatores positivos que enriquecem vários setores na vida do indivíduo (Matsudo, 2001 Apud Oliveira &Mejia) (conhecimento, experiências dentre outros) e desta forma, já não podem ser vistos como incapacitantes e causadores de dependência.

Diante deste aspecto na área de conhecimento de gerontologia e geriatria, não é novidade que cada vez mais programas envolvendo idosos têm sido incentivados para minimizar os efeitos do processo de envelhecimento, gerando maior qualidade de vida e melhora da manutenção da saúde (sendo saúde entendido como estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença – Wikipédia, 2015).

Exercício Físico na Terceira Idade

Dentre esses incentivos, o aumento da atividade física, é o mais evidente e forte tendência da atualidade. Segundo o estudo de Matsudo et al, 2001 a regularidade da atividade física e um estilo de vida ativo são fatores importantes para manter uma boa saúde e vida saudável e com qualidade. Relatando ainda que os exercícios que foquem em melhora da força muscular, equilíbrio e mobilidade corporal global devem estar presentes na rotina de atividades do idoso.

A prática da atividade física traz benefícios fisiológicos, psicológicos e sociais ao idoso, como bem-estar geral, saúde mental melhorada, melhoras cognitivas, controle motor e performance, aquisição de habilidades, fortalecimento do idoso, no que diz respeito ao seu papel na sociedade, integração aumentada, melhora do sono, relaxamento, melhora do estresse e ansiedade, dentre outros (Gobbi, 1997).

Tendo tais parâmetros benéficos na prática de atividade física o Pilates é um dos mais indicados tipos de exercícios para o indivíduo da terceira idade, bem como para todas as outras faixas etárias como forma de garantir qualidade de vida, desde a fase adulta e prevenir doenças que acometem a terceira idade (como artroses, artrites entre outras) por se um tipo de atividade que integra os sistemas motor, cognitivo e sensorial, sendo foco desse tipo de atividade o equilíbrio entre corpo, mente e espírito, vendo o indivíduo de forma holística.

Pilates para idosos

Dentre os benefícios que o Método Pilates traz ao indivíduo idoso estão: Melhora do equilíbrio e manutenção da postura (Santos, 2011) evitando possíveis lesões da coluna (Oliveira &Mejia), melhora na força muscular dos músculos estabilizadores lombo-pélvicos (Pinheiro et al, 2014), melhora da flexibilidade, coordenação motora, tônus muscular, bem como alivio do estresse e das dores atuando na autonomia funcional do idoso (Siqueira Rodrigues et. Al 2009 apud Oliveira e Mejia), melhora da fadiga do dia adia.

Assim, o método Pilates vem, de forma completa, atuar em todo o corpo do indivíduo idoso estabelecendo melhoras em todos os níveis: fisiológico, mental e social, trazendo além de maior autonomia funcional, melhora da qualidade de vida deste indivíduo.

Andréa L. Francisco
Corpore Piracicaba
CREF: 173729 – F