O envelhecimento populacional é uma realidade em nosso país e estima-se que o Brasil terá a sexta maior população de idosos do mundo em 2025 (OMS).
O processo de envelhecimento traz mudanças fisiológicas e doenças associadas que se não tratadas trazem consequências como a DEPENDÊNCIA; sendo esta talvez a que mais afeta a qualidade de vida.
Juntamente com o envelhecimento aumenta a expectativa de vida e a necessidade de atenção especial nesta fase da vida.
Atividade física para idosos
A atividade física tem como objetivo melhorar a força muscular, o equilíbrio, a flexibilidade, a coordenação motora e a marcha, além da capacidade respiratória, a incontinência urinária, a dor e a postura.
O tratamento com exercício físico regular pode evitar as incapacidades relacionadas ao envelhecimento, trazer independência na realização das atividades de vida diária (AVD) e permitir que o idoso tenha autonomia para suas atividades sociais e de lazer.
Com um programa de exercício regular, os idosos apresentam um resultado favorável sobre o equilíbrio e a marcha, diminuindo o risco de quedas e fraturas, menor dependência para a realização de AVD, melhora na autoestima e autoconfiança, elevando de forma significativa a qualidade de vida.
Leila Marin Molck
Corpore Ribeirão Preto
CREF: 32509F