O envelhecimento é uma realidade na vida de todo ser humano, quer ele aceite ou não, tem início na concepção. Por volta dos 30 anos, a pessoa começa a experimentar um declínio gradual geralmente sutil, das características da aptidão, incluindo a resistência cardiovascular, a força, resistências musculares, flexibilidade, dentre outras.

Após os 60 anos, os sinais de envelhecimento tornam-se mais óbvios e ocorre uma evidência substancial de que esse declínio natural pode ser aumentado pelo estilo de vida sedentário.

Envelhecimento de modo saudável

Segundo Azevedo (2011), a adoção de hábitos de vida saudável ajuda a manter o corpo e a mente protegidos do envelhecimento precoce e de doenças crônicas degenerativas.

Portanto, para um envelhecimento saudável é necessário adotar hábitos alimentares saudáveis, praticar atividade física regular e reduzir os fatores estressantes.

Reflexos da Atividade Física em idosos

De acordo com Deslande e Arcoverde (2010) o exercício físico em idosos pode resultar em ganhos Biológicos, Funcionais, Sociais e Psicológicos.

  • Biológicos: Aumento da síntese de hormônios, neurotransmissores.
  • Funcionais: Melhora do condicionamento, independência nas atividades básicas da vida diária.
  • Sociais: Contatos sociais, distração, interação.
  • Psicológicos: Autoestima, bem-estar, prazer e humor.

Ou seja, a prática de atividade física com regularidade como por exemplo: correr, nadar, pedalar e musculação, com orientação profissional é um verdadeiro resgate do indivíduo como um todo, físico mental e espiritual.

Vale lembrar que o ser humano é totalmente adaptável, basta que haja estímulo sistemático, alimentação balanceada e o merecido sono!

A Dica está dada!

Movimente-se.

Adilson Borsatto Júnior
Corpore Ribeirão Preto
CREF: 010665-G/SP