Um dos maiores receios do atleta é se lesionar. O surgimento de lesões na corrida podem resultar de excesso de treinamento, calçados/palmilhas impróprias ou falha na biomecânica do movimento. A boa notícia é que você pode prevenir muitas dessas lesões:
Evite o excesso
Muitas lesões ocorrem devido ao overtraining. É importante ir com calma ao adicionar quilometragem ou intensidade nos treinamentos.
Cuide dos pés
Cerifique-se de que seu tênis está apropriado para a corrida e para o seu tipo de pisada. O uso de palmilhas podoposturais é aconselhável.
Corra no terreno certo
Escolher o melhor piso é fundamental para não sofrer lesões. Você deve apostar em um solo que ajude a absorver impacto.
Solte a musculatura
Aquecer e desaquecer seu corpo antes e depois da corrida, respectivamente, faz a diferença.
Alinhe-se
Os desalinhamentos articulares podem predispor o organismo à lesões e então o uso de terapia manual como forma de prevenção já foi comprovado e se mostra muito eficaz.
Fortaleça sua musculatura
Com a musculatura bem preparada e fortalecida, o atleta tem mais resistência, protege melhor as articulações e evita as lesões.
Depois da lesão
Se você já se lesionou e está se preparando para voltar aos treinos, cerifique-se que você já está preparado e com a lesão resolvida. Para evitar uma nova lesão, consulte seu fisioterapeuta e faça uma avaliação da sua condição. O retorno assistido e gradativo é fundamental.
Karla Jurado Arantes
Corpore Ribeirão Preto
CREF. 150136F